Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto que confere poder de polícia aos bombeiros é aprovado


O projeto de lei que dispõe sobre prevenção e segurança contra incêndio e que confere ao Corpo de Bombeiros poder para interditar estabelecimentos em situação irregular foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã de ontem. A matéria, de autoria do governo do Estado, segue para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Segurança Pública.
Os membros do colegiado seguiram o parecer complementar do deputado Mauro de Nadal (PMDB) pela aprovação da proposta, incluindo três emendas aditivas, que integravam o conjunto de dez matérias que seguiam análise conjunta por também tratarem de normais de segurança em estabelecimentos de shows.
O parlamentar apresentou uma emenda modificativa, corrigindo o conceito de infrator constante no texto original e sugeriu que as demais matérias de conteúdo similar sigam tramitando de forma independente. “Com a realização de duas audiências públicas sobre o tema e a análise de diversas propostas, acredito que conseguimos aperfeiçoar o projeto original, que deve ser votado em Plenário antes do recesso parlamentar”, afirma o deputado.
As alterações à proposta inicial do governo foram consideradas positivas pela totalidade dos membros do colegiado. “O projeto ficou bom, pois atende às necessidades e expectativas da sociedade catarinense sem, entretanto, burocratizar demais a questão, o que poderia inviabilizar eventos comunitários”, declarou o deputado Dirceu Dresch (PT).

Condenado por estupro se esconde em forro de casa


Um homem condenado pelo crime de estupro foi encontrado pela Polícia Civil de Orleans escondido no forro da própria casa. Em 2010, o agressor violentou uma menina de apenas quatro anos.
No fim da semana passada, policiais fizeram um cerco para capturar o foragido, mas ele conseguiu escapar. Um dia depois, foram realizadas buscas na casa onde ele reside e o agressor foi encontrado escondido no forro do imóvel.
O réu foi condenado a oito anos e seis meses de prisão pelo estupro da menina. Além deste crime, ele também possuía passagens por furto. Em 2010, ele chegou a ser preso após subtrair duas armas do interior do Pelotão da Polícia Militar de Orleans.

Carro roubado é destruído em colisão


O roubo de um Honda City na região de São José, na Grande Florianópolis, terminou na manhã de ontem em um acidente de trânsito, em Laguna. O veículo ficou destruído e dois adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar.

A proprietária do carro foi rendida por dois ladrões na noite de segunda-feira, em São José. “Os acusados estavam armados e de motocicleta. Eles obrigaram a vítima a descer do veículo, um deles fugiu com o automóvel e o outro de motocicleta”, explica a delegada de Laguna, Madge Branco.
Após o assalto, a dupla desapareceu, pelo menos até o início da manhã de ontem, quando acabou colidindo o Honda City em um Renault Sandero na altura de Cabeçudas, em Laguna. Após o acidente, a Polícia Militar foi acionada e apreendeu os dois adolescentes escondidos em um matagal. Eles foram encaminhados para a delegacia, onde o caso foi destrinchado.
“Os pais de um desses adolescentes mora na região de Cabeçudas, mas estava há um bom tempo em Biguaçu. Esse garoto saiu daqui porque estava sendo ameaçado de morte e foi cometer crimes lá. O outro é de Biguaçu mesmo. Após o roubo do carro, eles vieram para a casa da família, onde esconderam objetos da vítima. Ao sair para dar uma volta de carro, se envolveram neste acidente”, relata a delegada Madge, após abrir procedimento contra os garotos. Um deles foi reconhecido pela vítima, que esteve ontem em Laguna.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Réu é absolvido em júri popular, em Laguna



Um dos acusados de matar Márcio da Silva Matos, 34 anos, foi julgado em Laguna na quarta-feira. O júri popular terminou só no fim da noite e o réu foi absolvido. Outro acusado ainda aguarda o julgamento.
A vítima foi assassinada no dia 20 de janeiro, na localidade da Malvina. Márcio foi executado com quatro tiros. Na época do crime, três pessoas foram presas por envolvimento no assassinato, duas delas no Balneário Rincão, em Içara, e outra em Laguna. Márcio morava nas imediações de onde o crime aconteceu e os disparos atingiram peito, cabeça, um dos braços e as costas. Ele nasceu em Imbituba e tinha sido liberado recentemente da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna, onde estava detido por envolvimento com drogas.

Pescador morre afogado



Um morador de Treviso, de 64 anos, morreu afogado na tarde de ontem no Farol de Santa Marta, em Laguna. Lourival Levoti caiu no mar enquanto pescava com amigos no costão, próximo à igreja da prainha.
Após cair na água, pescadores conseguiram resgatar a vítima, mas Lourival não tinha mais os sinais vitais. O Corpo de Bombeiros também chegou a ir até o local e o corpo do pescador foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) do município.

adolescente baleado não resiste


Adolescente baleado não resiste Atingido por um tiro, o adolescente Jailson Rocha Custódio Júnior não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite de sexta-feira, no hospital de Laguna. Ele foi a 8ª vítima de assassinato neste ano no município.
Na tarde de sexta-feira, o garoto de 16 anos foi baleado enquanto dirigia uma motocicleta no bairro Portinho. Ele foi socorrido com vida e encaminhado em estado grave ao hospital do município. O adolescente não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 22h30 do mesmo dia. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Na motocicleta, também estava um caroneiro com a mesma idade da vítima. Após o disparo, ele tentou fugir e chegou a se esconder em um matagal, mas foi capturado pela Polícia Militar e encaminhado para a delegacia. O garoto negou envolvimento e preferiu dizer que não sabia de onde veio o tiro.
Em 48 horas, duas pessoas foram assassinadas em Laguna. O outro homicídio foi registrado na quarta-feira. Peterson Luiz Geraldinho foi morto com quatro tiros no bairro Casqueiro.